Iniciativa pretende discutir a descentralização das ofertas culturais na cidade. A programação do evento começa no dia 7/4, às 15h, no Viaduto das Artes. Encerramento será no dia 10/6.
Localizada a sudoeste de Belo Horizonte, a região do Barreiro é formada por 54 bairros e 18 vilas, com 70mil domicílios que abrigam aproximadamente 300 mil habitantes. Com mais de 160 anos, a região tornou-se um pólo que integra Belo Horizonte a municípios vizinhos e tem grande potencial de desenvolvimento econômico, industrial e social.
Além disso, o bairro possui vasta produção cultural, artistas e coletivos, mas que precisam de maior visibilidade e incentivo. Diante desse cenário, surgiu a necessidade de discutir o futuro e as perspectivas da efervescência cultural da região, através do I Fórum de Arte e Cultura do Barreiro.
A programação do I Fórum de Arte e Cultura do Barreiro começa dia 7/4 (sábado), às 15h, no Viaduto das Artes (Av. Olinto Meireles nº 45) e irá até o dia 10/6. Ao todo, serão realizados cinco encontros, nos centros culturais da região, envolvendo representantes das cinco microrregiões do Barreiro, que irão discutir a produção cultural do bairro. No encerramento da programação, será realizado um seminário nos dias 8,9 e 10/6 no Point Barreiro: Praça Modestino Sales Barbosa, 11 – Barreiro de Cima. Também estão previstas atrações musicais e artísticas em todos os dias do evento. Não é necessário inscrição prévia e a entrada é gratuita.
“Um dos eixos desse grupo, por exemplo, será o apontamento de um calendário para 2018 buscando mostrar os grupos consolidados existentes no território, qualificar os interessados e grupos emergentes em oficinas e cursos de formação gerando espetáculos e produtos artísticos distintos e, principalmente, a descentralização da cultura e uma formação de público espelhando os eixos Arte, Educação, Cultura e Cidadania, explicou a produtora Isabela Maciel.
“Descentralização da cultura na cidade” é principal tema a ser discutido
De acordo com o produtor geral do I Fórum, Rodrigo Zacarias, a realização desse evento se faz necessária diante da centralização da cena cultural de Belo Horizonte na região centro sul da Capital. “Nossa intenção é promover um grande debate sobre acesso à produção cultural no Barreiro, que é riquíssima, de forma que seja possível trilharmos um novo caminho para ampliar a valorização dos artistas locais e a descentralização das ofertas culturais em nossa cidade”, pontua.
O evento é uma iniciativa da Comissão Pró- Arte e Cultura do Barreiro e a realização é do Vicariato Agostiniano Nossa Senhora da Consolação do Brasil. A produção do Fórum é do Instituto Macunaíma de Cultura – Escola de Cidadania, entidade sem fins lucrativos, que reúne artistas músicos e mobilizadores culturais do Barreiro que buscam valorização social e novas propostas culturais para a regional.
Abertura do 1º Fórum de Arte e Cultura do Barreiro
Data: 7/4
Horário: 15h
Local: Viaduto das Artes (Avenida Olinto Meireles nº 45)
Não é necessário inscrição prévia. Entrada gratuita
Programação irá até o dia 10/6 (abaixo)
Programação I Fórum de Arte e Cultura
07/04 (Sábado) Horário: 18h30 às 21h30
Lançamento do projeto e Fórum Preliminar
Local: Viaduto das Artes: Av. Olinto Meireles, 45 – Barreiro
Atração: Novas Raízes
23/04 (Segunda-feira) Horário: 18h30 às 21h30
Fórum Preliminar 2
Local: Centro Cultural Lindeia Regina: Rua Aristolino Basílio de Oliveira, 445 – Regina
Atração: Teatro de bonecos Origens
07/05 (Segunda-feira) Horário: 18h30 às 21h30
Fórum Preliminar 3
Local: Centro Cultural Urucuia ou EPSA R. W-3, 500 – Pongelupe
Atração: InRua
21/05 (Segunda-feira) Horário: 18h30 às 21h30
Fórum Preliminar 4
Local: Centro Cultural Bairro das Indústrias R. dos Industriários, 265 – Das Indústrias I
Atração: Parangolê
04/06 (Segunda-feira) Horário: 18h30 às 21h30
Fórum Preliminar 5
Local: Centro Cultural Vila Santa Rita R. Ana Rafael dos Santos, 149 – Vila Santa Rita
Atração: Úbere
Seminário
08/06 Sexta-feira Horário 19h às 22h
09/06 Sábado 10h às 18h
10/06 Domingo 10h às 16h
Atrações: Coletivoz, Guardas de Congado mais 7 apresentações, representando as sete microrregiões do Barreiro.
Local: Point Barreiro Praça Modestino Sales Barbosa, 11 – Barreiro de Cima (todos os três dias no mesmo local)
Adicionar Comentários