Parceria com a Fundação Cristiano Varella permitirá que população realize exames gratuitos de mamografia, PSA e preventivo (Papanicolau) em Raposos, Sabará, Santa Bárbara, Nova Lima, Caeté, Barão de Cocais e em Rio Acima.
Mais de 50 mil mulheres terão o diagnóstico positivo para câncer de mama no Brasil, somente em 2017. Cerca de 16 mil brasileiras serão diagnosticadas com câncer de colo de útero até o final do ano. Além disso, outros 61 mil homens receberão a notícia de que possuem câncer de próstata antes de 2018. Estes três dados são do Instituto Nacional do Câncer (INCA) e demonstram a importância da prevenção.
A forma mais segura de se precaver contra o câncer é por meio de exames preventivos. Assim, por meio de Incentivo Fiscal do Programa Nacional de Apoio à Atenção Oncológica (PRONON), a AngloGold Ashanti está realizando, em conjunto com a Fundação Cristiano Varella, a Campanha Móvel de Diagnóstico Precoce e Controle do Câncer. A ação incentiva a população a prevenir de câncer de mama, do colo de útero e de próstata. Para isso, serão realizados exames gratuitos de mamografia, PSA e preventivo (Papanicolau) para os moradores de Raposos (29 de maio a 2 de junho), Sabará (de 26 a 30 de junho), Santa Bárbara (10 a 14 de julho), Nova Lima (17 a 21 de julho), Caeté (28 de agosto a 1º de setembro), Barão de Cocais (21 a 23 de novembro) e em Rio Acima (4 a 8 de dezembro).
Exames realizados
Os exames de mamografia gratuitos serão disponibilizados para as mulheres com idades entre 50 e 69 anos, e os de Papanicolau para aquelas que têm entre 25 e 69 anos. Já para os homens serão oferecidos exames de PSA, por meio da coleta de sangue, para aqueles com idade a partir dos 45 anos. Os interessados devem procurar a Unidade de Saúde mais próxima de sua residência e agendar os exames.
A expectativa é que sejam realizadas 1.400 mamografias, 1.400 exames de PSA (para diagnóstico de câncer de próstata) e outros 1.400 preventivos (Papanicolau) nos cinco dias da campanha, somando 4.200 exames nas sete cidades contempladas. Além da realização dos exames, um profissional da Fundação Cristiano Varella fará palestras sobre o tema nos dias da campanha. “Conscientizar a população é tão importante quanto realizar os exames. O câncer, quando diagnosticado na sua fase inicial, é quase sempre tratável e muitas vezes curável”, Dr. Edson Augusto Pracchia Ribeiro, diretor técnico da Fundação Cristiano Varella.
O apoio à Campanha Móvel de Diagnóstico Precoce e Controle do Câncer é uma importante forma de contribuir para a melhoraria da qualidade de vida das populações dos municípios próximos às nossas operações”, analisa Othon Maia, gerente de Comunicação e Comunidades da AngloGold Ashanti.
A campanha integra o Programa Nacional de Apoio à Atenção Oncológica (PRONON) implantado pelo Ministério da Saúde para incentivar serviços desenvolvidos no campo da oncologia e conta com o apoio das empresas por meio de incentivo fiscal.
Raposos – 29 de maio a 2 de junho
Sabará – De 26 a 30 de junho
Santa Bárbara – De 10 a 14 de julho
Nova Lima – De 17 a 21 de julho
Caeté – De 28 de agosto a 1º de setembro
Barão de Cocais – De 21 a 23 de novembro
Rio Acima – De 4 a 8 de dezembro
Sobre a Fundação Cristiano Varella/Hospital do Câncer de Muriaé
O Hospital do Câncer de Muriaé iniciou suas atividades em 2003, e faz parte da Fundação Cristiano Varella (criada em 1995, a instituição é privada e sem fins lucrativos). O hospital possui um Centro de Alta Complexidade em Oncologia (CACON), sendo o único Hospital Oncológico de Minas Gerais com Excelência pela ONA (Oncology Nurse Advisor). Atualmente, presta assistência integrada em Oncologia a mais 260 municípios de Minas Gerais e ainda de outros estados, com uma abrangência populacional de mais de 4 milhões de habitantes.
Sobre a AngloGold Ashanti
Uma das maiores produtoras de ouro do mundo, no Brasil a empresa possui minas e plantas metalúrgicas e de beneficiamento distribuídas nos estados de Minas Gerais e Goiás. Seus negócios englobam 17 operações em 9 países, gerando mais de 60 mil empregos. A AngloGold Ashanti tem sede em Johanesburgo, na África do Sul, e suas ações são negociadas nas bolsas de Johanesburgo, Nova York, Austrália e Gana.
Com mais de 4 mil empregados diretos, as operações brasileiras respondem por 15,3% da produção global de ouro do grupo e estão entre as mais avançadas do mundo no campo da tecnologia de mineração, pela excelência dos equipamentos e processos utilizados e pelo desenvolvimento de soluções de engenharia para a atividade de mineração em subsolo.
Adicionar Comentários