3ª Semana Viçosense da Pessoa com Deficiência 27/11 a 02/12

 

O Lions Clube de Viçosa, em parceria com a Secretaria de Educação e com apoio da Secretaria Municipal de Assistência Social, do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, APONE e APAE, e com participação dos alunos do Centro Municipal de Educação Dr. Januário de Andrade Fontes, Escola Municipal Ministro Edmundo Lins e Escola Municipal Coronel Antônio da Silva, realizará a Terceira Semana Viçosense dos Direitos da Pessoa com Deficiência

O evento, realizado anualmente pelo Clube de Serviço em parceria com entidades municipais, é em alusão ao dia 03 de dezembro quando se comemora o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, data que busca ampliar a inclusão da Pessoa com Deficiência na sociedade.

Durante a semana, entre os dias 27 de novembro (segunda) e 2 de dezembro (sábado) as Psicólogas Eliane Pereira Messias e Tereza Batalha, o Médico Veterinário e Treinador de Animais, Andrês Sales Coelho, o Presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Dr. Israel Rosa da Silva, o Chefe do Departamento de Esportes e Lazer da Secretaria Municipal de Cultura, Patrimônio Histórico e Esportes, Prof. Adailson Abranches Monteiro  e o Ativista Social José Geraldo de Souza Castro (Zé do Pedal) irão proferir palestras, no auditório do Centro Municipal de Educação Dr. Januário de Andrade Fontes, abordando as diversas formas de deficiência e a inclusão da criança com deficiência na escola.

Todas as palestras serão realizadas no Auditório do Centro Municipal de Educação Dr. Januário de Andrade Fontes, fechando a Terceira Semana Viçosense da Pessoa com Deficiência, no dia sábado, 2 de dezembro, haverá uma caminhada no calçadão, a partir das 9 da manhã.

De acordo com o presidente do Lions Clube de Viçosa, o jornalista e ativista social José Geraldo de Souza Castro – Zé do Pedal, mais de 45,6 milhões de brasileiros vivem a experiência de alguma deficiência, segundo estimativa do Censo Demográfico 2010, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O número representa 23,9% da população do país.  Em Viçosa, segundo o censo, existem 13.201 pessoas que sofrem algum tipo de deficiência: 1.061 pessoas sofrem algum tipo de deficiência mental/intelectual; 2.595 pessoas sofrem algum tipo de deficiência auditiva; 2.605 pessoas sofrem algum tipo de deficiência motora; 6.940 pessoas sofrem algum tipo de deficiência visual, o que significa 18.5% da população. Sem contar aquelas pessoas, que temporária ou permanentemente tem limitada sua capacidade de relacionar-se com o meio e de utilizá-lo. Idosos, gestantes, mães com crianças no colo ou em carrinhos de bebês.

“Temos que fomentar a trilogia da Igualdade, Dignidade e Respeito como um modelo de inclusão que pensa a pessoa com deficiência como pessoa, parte da diversidade humana, que pode exercer, e deve ser incluída, em todas as atividades da vida social e familiar, só pensando e agindo assim, teremos um país para todos. O principal objetivo ao levar o tema para dentro das escolas é conscientizar à população estudantil da Rede Ensino sobre os problemas e dificuldades que enfrentam as pessoas com deficiência. Fizemos uma proposta ao Setor de Inclusão da Secretaria Municipal de Educação, que prontamente nos atendeu e abriu as portas das escolas municipais para começarmos a fazer um trabalho diferenciado com as crianças, dando continuidade a este propósito maior que é direito a todo cidadão, usufruir de uma vida digna onde as leis garantam e proporcionem melhores condições conforme, determina nossa constituição”. Pontualizou Zé do Pedal

História

O trabalho do Lions Clube de Viçosa em busca da acessibilidade plena de todos os cidadãos e melhorias para a pessoa com deficiência começou em 2013 quando o clube de serviço realizou coleta de assinaturas, entregues posteriormente aos poderes executivo e legislativo, propondo uma lei de iniciativa popular visando à criação do Conselho dos Direitos da pessoa com Deficiência, e que se transformou em realidade em 2014.

Anualmente o Clube de serviço, em parceria com entidades ligadas à Pessoa Com Deficiência e órgãos municipais, realiza no município a Semana Viçosense da Pessoa com Deficiência e a Semana Viçosense da Pessoa com Espectro Autista, que é realizada no mês de abril

Outras informações sobre a Semana Viçosense da Pessoa com Deficiência podem ser obtidas pelo email: lionsclubevicosa@hotmail.com ou pelo telefone (31) 986003001

 

PROGRAMAÇÃO

27/11segunda-feira:

HORA: 14 h às 15 h

Cerimônia de Abertura

LOCAL: Centro Municipal de Educação Dr. Januário de Andrade Fontes

PALESTRA: Perspectivas e Desafios das pessoas com deficiência

PALESTRANTE: Dr. Israel Rosa da Silva, Presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência.

30 minutos para perguntas e/ou pronunciamentos

 

28/11 – terça feira

HORA: 8:30 h às 9:30 h

LOCAL: Centro Municipal de Educação Dr. Januário de Andrade Fontes

PALESTRA: Projeto Vencer: O Esporte Como Fator de Inclusão

PALESTRANTE: Prof. Adailson Abranches Monteiro  – Chefe do Departamento de Esportes e Lazer da Secretaria Municipal de Cultura, Patrimônio Histórico e Esportes.

30 minutos para perguntas e/ou pronunciamentos

 

HORA: 18:00 h

LOCAL: Câmara Municipal de Viçosa

PALESTRA: Terceira semana viçosense da pessoa  com deficiência

PALESTRANTE: Ativista José Geraldo de Souza Castro (Zé do Pedal)

 

29/11 – quarta-feira

HORA: 8:30 h às 9:30 h

LOCAL: Centro Municipal de Educação Dr. Januário de Andrade Fontes

PALESTRA: A Inclusão Escolar da Criança com Espectro Autista

PALESTRANTE: Tereza Batalha – Psicóloga

30 minutos para perguntas e/ou pronunciamentos

 

30/12 – quinta-feira

HORA: 8:30 h às 9:30 h

LOCAL: Centro Municipal de Educação Dr. Januário de Andrade Fontes

PALESTRA: A Inclusão da Pessoa Com Deficiência no Mercado de Trabalho

PALESTRANTE: Eliane Pereira Messias – Psicóloga.

30 minutos para perguntas e/ou pronunciamentos

 

01/12 – sexta-feira

HORA: 8:30 h às 9:30h

LOCAL: Centro Municipal de Educação Dr. Januário de Andrade Fontes

PALESTRA: Como os animais podem beneficiar e auxiliar as pessoas com deficiência.

PALESTRANTE: Andrês Sales Coelho – Médico Veterinário e Treinador de Animais

30 minutos para perguntas e/ou pronunciamentos

 

HORA: 13:30 h às 16:00 h

LOCAL: Centro Municipal de Educação Dr. Januário de Andrade Fontes

13:30 h – Recepção

14:00 h – Projeto com Surdos  do Centro Municipal de Educação Dr. Januário de Andrade Fontes.

14:30 h – Apresentação do Coral do Terceiro Ano do Centro Municipal de Educação Dr. Januário de Andrade Fontes.

14:45 h – Apresentação da Roda de Viola da APAE

15:00 h – Lanche

15:30 h –  Relatos de experiências

 

02/12 sábado

HORA: 9:00 h

ENCERRAMENTO: Caminhada pela acessibilidade

LOCAL: Calçadão Arthur Bernardes (saindo da Praça do Rosário até o Câmara Municipal de Viçosa – Praça Silviano Brandão).