22º Festival Cultura e Gastronomia Tiradentes 23/08 a 01/09

Entre 23 de agosto e 1º de setembro, a colonial Tiradentes recebe a 22ª edição do Festival Cultura e Gastronomia, com cerca de 200 atrações gastronômicas, elaboradas por chefs e produtores locais e nacionais. Para dar um plus à programação, o festival recebe diversas atrações musicais e cênicas. Destaque para os shows do cantor e violonista Thiago Delegado, que convida ao palco o saxofonista Chico Amaral, e o projeto Yamí Music, de música eletrônica.

Dois palcos dividem a cena sonora. A Praça da Rodoviária pulsa ao ritmo dos DJs Naroca e Cateb no primeiro fim de semana do festival, de 23 a 25 de agosto; e das DJs Sandri e Aida, no encerramento, de 30 de agosto a 1º de setembro.

Praça Campos das Vertentes, por sua vez, concentra programação ainda mais diversificada. O agito de sexta, dia 23, fica por conta da banda de choro Quinto Dia Útil, formada por instrumentistas do Conservatório Estadual de São João del-Rei; e pela big band UFS Jazz. Já no sábado, 24, Thiago Delegado e Chico Amaral fazem um duo em notas de samba, bossa nova e jazz. Também sobem ao palco o pianista Márcio Hallack, ao lado do baixista Éneas Xavier e do baterista Neném (Esdras Ferreira); e a dançante Orquestra Brasileira de Música Jamaicana. O fim de semana termina no domingo, 25, com a MPB do Sexteto Ventos Vertentes, composto por Bruno Santos (bateria), Caio Carvalho (contrabaixo), Guilherme Vincens (guitarra), Leonardo Barreto (saxofone), Marcos Filho (piano e acordeão) e Pedro Mota (trompete e fliscorne); e do grupo Chora, Genésio, que investe no repertório do chorista mineiro Ian Guest. A DJ Aida anima a pista nos intervalos dos shows durante os três dias.

line-up na Praça Campos das Vertentes continua ao longo da semana, com apresentações da DJ Naroca nas noites de terça a quinta. Além disso, a programação inclui shows de bandas de São João: o quarteto instrumental Chamaleon Jazz, na terça, 27; o baterista e percussionista Yuri Vieira, com os parceiros Pedro Pecher (piano), Tales Barbosa (baixo) e Henrique Edwin (bateria e percussão), em tons de jazz-funk e afrobeat, na quarta, 28; e da banda Galwem, que mescla rock à música celta, na quinta, 29.

No encerramento, a Praça Campos das Vertentes recebe o grupo instrumental Riviera, de São João, dedicado à música francesa, com Salomé Viegas (flauta), Marcos Filho (acordeão), Jonas Fernando (clarineta), Maria Amélia Viegas (piano), Lucas Batista (contrabaixo), Henrique Batera (bateria) e Samuel Mângia (trompete); e da big band UFS Jazz, na sexta, dia 30. Na sequência, no sábado, dia 31, apresentam-se o Michel Maciel Trio, formado pelos músicos Michel Maciel (violão), Lucas Batista (baixo acústico e elétrico) e Adriano Martins (bateria); o quarteto do pianista, arranjador e produtor Fernando Merlino e o projeto eletrônico Yamí, duo do violoncelista italiano Federico Puppi e do percussionista baiano Marco Lobo. No domingo, 1º de setembro, a programação termina com a Banda Moura Brasil, quinteto de jazz, MPB e black music, com André Pimentel (guitarra), Henrique Edwin (bateria), Guilherme Santos (saxofone), Lucas Batista (contrabaixo) e Samuel Mângia (trompete). O DJ Zubreu discoteca entre um show e outro do fim de semana.

Paralelamente à programação musical, o festival terá um núcleo de artes cênicas. Na sexta, 23, o grupo Teatro de Pedra apresenta “Caetanear”, procissão/espetáculo que brinda as canções de Caetano Veloso, com saída a partir do Centro Cultural Sesiminas Yves Alves. No sábado, 24, o Largo das Forras recebe o espetáculo “Cadê o Zenóbio?”, do grupo Teatro Público, peça de rua inspirada na obra “A morte e a morte de Quincas Berro D’água” de Jorge Amado. Domingo, dia 25, é dia de palhaços, pernas de pau, malabares e engolidores de fogo, com o cortejo promovido pela Spasso Escola de Circo, na Rua Direita. Por fim, no sábado, 31, as marionetes gigantes Dona Totonha e Nina tomam o Largo das Forras para homenagear as mulheres mineiras, em um espetáculo das companhias francesas Arts Nomades e Les Grands Personnes.

PROGRAMAÇÃO MUSICAL

Praça da Rodoviária

Sexta, 23 de agosto

Das 19h a 0h – DJs Naroca e Cateb

Sábado, 24 de agosto

Das 12h a 0h – DJs Naroca e Cateb

Domingo, 25 de agosto

Das 10h às 18h – DJs Naroca e Cateb

Sexta, 30 de agosto

Das 17h a 0h – DJs Sandri e Aida

Sábado, 31 de agosto

Das 12h a 0h – DJs Sandri e Aida

Domingo, 1º de setembro

Das 10h às 18h – DJs Sandri e Aida

Praça Sesc Campos das Vertentes

Sexta, 23 de agosto

19h – DJ Aida

20h – Quinto Dia Útil

21h – DJ Aida

22h – UFS Jazz

23h – DJ Aida

Sábado, 24 de agosto

12h – DJ Aida

17h – Thiago Delegado convida Chico Amaral

18h – DJ Aida

19h – Márcio Hallack

20h – DJ Aida

21h – Orquestra Brasileira de Música Jamaicana

22h – DJ Aida

Domingo, 25 de agosto

10h – DJ Aida

12h – Sexteto Ventos Vertentes

13h – DJ Aida

14h – Chora, Genésio

15h – DJ Aida

Terça, 27 de agosto

19h – DJ Naroca

20h – Chamaleon Jazz

21h – DJ Naroca

Quarta, 28 de agosto

19h – DJ Naroca

20h – Yuri Vieira Quarteto

21h – DJ Naroca

Quinta, 29 de agosto

19h – DJ Naroca

21h – Banda Galwem

22h – DJ Naroca

Sexta, 30 de agosto

19h – DJ Zubreu

20h – Quinto Dia Útil

21h – DJ Zubreu

22h – UFS Jazz

23h – DJ Zubreu

Sábado, 31 de agosto

12h – DJ Zubreu

18h – Michel Maciel Trio

19h – DJ Zubreu

20h – Fernando Merlino Quarteto

21h – DJ Zubreu

22h – Yamí Music

23h – DJ Zubreu

Domingo, 1º de setembro

10h – DJ Zubreu

13h – Banda Moura Brasil

14h – DJ Zubreu

PROGRAMAÇÃO CÊNICA


Sexta, 23 de agosto

19h – “Caetanar”, do grupo Teatro da Pedra

Sábado, 24 de agosto

15h – “Cadê o Zenóbio?”, do grupo Teatro Público

Domingo, 25 de agosto

11h – “Cortejo Artístico Circense”, da Spasso Escola de Circo

Sábado, 31 de agosto

15h – Marionetes gigantes, dos grupos Arts Nomades e Les Grands Personnes


Data prevista: de 23 de agosto a 1° de setembro

Local: Tiradentes, MG

Entrada gratuita

farturabrasil.com.br

facebook.com\farturabrasil   

instagram.com\farturabrasil