Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil (PROPEC)

O Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil (PROPEC) da Universidade Federal de Ouro Preto abriu seus processos seletivos de 2017. Tanto para o doutorado quanto para o mestrado em Engenharia Civil, a área de conhecimento oferecida é a de Estruturas e Construção. As inscrições para o mestrado encerram-se em 21 de julho e para o doutorado em 28 de julho de 2017.

As inscrições podem ser realizadas por meio de formulário eletrônico disponível na página do PROPEC (www.propec.ufop.br). Os documentos solicitados no edital devem ser enviados por meio de arquivo único em formato pdf, quando da realização da inscrição. Para se inscrever, o candidato deverá ser oriundo de curso de graduação e/ou pós-graduação em Engenharia Civil, Arquitetura ou afins, a critério do Colegiado do Curso.

Mestrado
Para o mestrado o processo de seleção será realizado em duas etapas. Na primeira (eliminatória e classificatória) os candidatos, cujas inscrições tenham sido homologadas pela Comissão de Seleção, serão convocados para realização de uma prova com conteúdos das disciplinas de Resistência dos Materiais, Teoria das Estruturas e Materiais de Construção. Os pontos e a Bibliografia Básica sugerida para cada uma das disciplinas encontram-se no edital. Os candidatos arquitetos, se houver, estarão submetidos também ao mesmo conjunto de questões, no que diz respeito às disciplinas (Teoria das Estruturas, Resistências dos Materiais e Materiais de Construção).

Serão oferecidas oito vagas para o segundo semestre de 2017, sendo: duas para arquitetos, cinco para engenheiros e uma para Técnicos-Administrativos em Educação (TAEs), observando a resolução CEPE 4350/2011. As vagas reservadas para os arquitetos não preenchidas serão transferidas para a cota de engenheiros.

Doutorado
Já o processo seletivo para o doutorado será realizado em uma única etapa, com caráter eliminatório e classificatório. Nela os candidatos serão avaliados nos seguintes itens: a) Artigos em periódicos/patentes do candidato; b) Plano de trabalho; c) Histórico escolar da graduação e pós-graduação; e d) currículo vitae (lattes). O número total de vagas será definido pela Comissão de Seleção com base na estimativa de disponibilidade de docentes orientadores.

Mais informações:
Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil – http://www.propec.ufop.br/
E-mail: metalica@em.ufop.br
– Fones: (31) 3559-1547 – Fax: (31) 3559-1548

Patrocinado