Festival Cultural Integra Mundi 2017 23/07

Evento gratuito que reúne literatura, gastronomia, espetáculos, música e artes visuais de mais de 30 países acontece no dia 23 de julho, das 10h às 17h, no Parque de Exposições de São Brás de Suaçuí

Um mundo de atrações com literatura, gastronomia, espetáculos, música e artes visuais de mais de 30 países em um só evento aberto ao público com entrada gratuita. Essa é a proposta da primeira edição do Festival Cultural Integra Mundi, que acontece no dia 23 de julho, de 10h às 17h, em São Brás do Suaçuí, cidade conhecida em toda a região pelo grande talento e vocação do seu povo para a música, que está localizada há 80km de Belo Horizonte. De acordo a organizadora do evento, Sakuntala Devi Dasi Martins, as atrações vão beneficiar toda a população da região, incluindo os municípios de Jeceaba, Entre Rios de Minas, Conselheiro Lafaiete. “A população vai receber oficinas e atrações culturais e educativas, tanto para crianças como para adultos”, destaca. O festival conta com apoio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, do Ministério da Cultura e é realizado pela BRK Ambiental.

Com uma programação bastante diversificada, o Festival será realizado no Parque de Exposições da cidade e terá apresentações de grupos de danças folclóricas alemã, portuguesa, indiana e argentina, além da presença do Grupo da Terceira Idade Carimbó Brasil, um ritmo musical amazônico que vai apresentar uma dança de roda de origem indígena típica do norte do Pará. Durante o evento acontece também uma feira literária e contação de histórias, entre elas, a apresentação do espetáculo “Mero – A História do Homem que foi engolido por um Peixe”, “A Invasão das Borboletas” e “O Canto do Uirapuru”. “O hábito de ouvir histórias adquirido pelas crianças contribui para que elas desenvolvam o imaginário, a criatividade e a oralidade. Além disso, incentiva o gosto pela leitura e contribui na formação da personalidade da criança”, afirma a organizadora do evento. Ao longo da programação, entre as exposições artísticas, peças típicas do artesanato peruano, como tecidos, tapetes e panos, vindos de diversas regiões do país latino-americano.

Oficinas

A população poderá participar também de oficinas de pintura, onde as crianças poderão soltar a criatividade e exercitar um pouco mais seu lado artístico, de horta orgânica para que os participantes aprendam os princípios e técnicas do cultivo orgânico de hortaliças, com orientações sobre como planejar, implantar e cuidar de hortas em pequenos espaços. Além disso, será realizada a oficina de reciclagem, que tem como principal objetivo reutilizar os materiais recicláveis, promovendo a sensibilização em relação a geração de resíduos e ao meio ambiente.

Música e Gastronomia

O festival também promete levar os visitantes em um tour gastronômico ao som da boa música instrumental do grupo de cordas, Emisax e outras atrações. Barracas e food trucks vão servir pratos típicos de vários países e a animação da festa fica também por conta da banda Chevette Hatch que toca os sucessos pop dos anos 80 revivendo as músicas que embalaram essa década. No repertório, os sucessos “Amante Profissional”, “Ciúme”, “Como eu quero”, “Fórmula do Amor”, “Garota de Berlim”, “Você não soube me amar” agitaram a galera.

Veja a programação completa:

10h – Grupo La Serenissima

10:50 – Dança Folclórica Alemã e Austríaca

11:40 – Grupo Folclórico Gil Vicente – Portugal

12:30 – Grupo Terceira Idade – Carimbó Brasil

13:20 – Dança Indiana

14:10 – El Abrazo Tango – Argentina

15h às 17h – Chevette Hatch

Programação paralela:

10 às 17h – Feira Literária – Livraria Leitura, Oficina de Horta Orgânica, Oficina de Reciclagem, Oficina de Pintura / Exposições Artísticas

Contação de Histórias

10:30 – Espetáculo “Mero – A História do Homem que foi engolido por um Peixe”

13h – Oficina “Peixe Voador”
13:50 – Oficina “Minha Borboleta”

14:40 – Contação de História – “A Invasão das Borboletas”

15:10 – Contação de História – “O Canto do Uirapuru”

15:40 às 16:20 – Oficina Os Pássaros que Cantam o Brasil


Data: 23/07/2017
Horário: 10h às 17h
Local: Parque de Exposições de São Brás do Suaçuí – MG
Entrada Gratuita
Realização: BRK Ambiental

Patrocínio: Ministério da Cultura

Adicionar Comentários

Clique para comentar

Patrocinado