Mostra Corpo Político 01/06 a 29/06

Filmes que marcaram a trajetória de representação e luta LGBTQ (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Transgêneros e Queers) integram a Mostra Corpo Político, que será exibida no Cine Humberto Mauro, com curadoria de Bruno Hilário e colaboração de Mariah Soares e Vitor Miranda. Estarão em evidência obras dos anos 70 até os anos 2010 em que os personagens LGBTQ se tornam protagonistas, no sentido em que são reconhecidos como indivíduos cidadãos, com suas complexidades respeitadas.

Destaques na programação- Corpo Político traz ainda produções como Pink Flamingos (1972), de John Waters, e The Rocky Horror Picture Show (1975), de Jim Sharman, que tratam de dramas e comédias protagonizados por personagens travestis.

O fenômeno Priscilla – A Rainha do Deserto (1994), dirigido pelo australiano Stephan Elliott, também será exibido. A obra conseguiu, pela primeira vez, alçar a vida de drag queens a uma audiência mais ampla no percurso do cinema. Barbara Hammer, diretora pioneira do cinema queer, também marca presença. Suas produções Dyketactics (1973) e Nitrate Kisses (1992), traçam panoramas do mundo homossexual feminino e tratam o erotismo como uma perspectiva que não se restringe ao voyeurismo.

Outro destaque é Born In Flames (1983), uma ficção científica documental dirigida pela norte americana Lizzie Borden, que será exibido pela primeira vez em Belo Horizonte. O longa trata de classicismo, racismo, sexismo e as dificuldades enfrentadas por mulheres subjugadas em meio a uma sociedade heteronormativa.

Entre os filmes nacionais exibidos na Mostra, Madame Satã (2002), de Karim Ainouz, retrata o cotidiano de um artista transformista que convive com o universo do crime e da prostituição, mas sonha se transformar em uma grande estrela. Já a produção recente Los Leones (2016), de André Lages, trata da intimidade de uma travesti e seu companheiro.

 

Local: Cine Humberto Mauro – Palácio das Artes – Av. Afonso Pena, 1.537

Período: 1º a 29 de junho

Entrada gratuita

Informações para o público: (31) 3236-7400

 

Adicionar Comentários

Clique para comentar