Em Tempos de Luta 13/05 a 30/05

O dia 18 de maio tem muita importância na história da saúde mental. A data comemora a Luta Antimanicomial, que leva cerca 3 mil portadores de sofrimento mental e simpatizantes da causa às ruas de Belo Horizonte. Há décadas, a Escola de Samba Liberdade Ainda Que Tan Tan percorre a capital mineira em celebração da conquista do tratamento fora dos sanatórios. A partir de sábado, 13 de maio, o Espaço do Conhecimento UFMG recebe a exposição Em Tempos de Luta, que reúne 12 cartazes que divulgam o desfile.

As imagens ficarão fixadas na cafeteria do Espaço até 30 de maio. As frases em cada cartaz representam o eixo que inspira a construção do desfile. Muitas dessas peças foram criadas por pacientes psiquiátricos, que emprestaram sua arte para apoiar a política antimanicomial de inclusão social. O desfile em Belo Horizonte é organizado pelo Fórum Mineiro de Saúde Mental, pela Associação dos Usuários dos Serviços de Saúde Mental e pela Secretaria Municipal de Saúde, com apoio da Secretaria de Estado de Saúde.

A mostra integra a Semana Nacional de Museus. A partir de uma parceria com os Centros de Convivência da Política de Saúde Mental, mantidos pela Prefeitura, o Espaço vai discutir o indizível na loucura e na arte, tratando da representatividade cultural e política dos portadores de sofrimento mental em BH.

15ª Semana Nacional de Museus no Espaço do Conhecimento UFMG

Quando: 13 a 30 de maio

Onde: Cafeteria do Espaço do Conhecimento UFMG – Praça da Liberdade, 700, Funcionários, BH.

Adicionar Comentários

Clique para comentar