Associação Os Bem-Te-Vis – Feira de Artesanato e Gastronomia de Itatiaia 03/06

 

O adro da Matriz de Santo Antônio, em Itatiaia (Ouro Branco/MG) fica cheio de barraquinhas, com artesanato local e comidas típicas em uma grande mostra da cultura da localidade. Tem bordados e trabalhos manuais, produzidos localmente, tudo temperado pela culinária característica do povoado: frango com quiabo e angu, pastel de angu, costelinha com ora-pro-nobis, feijão tropeiro, caldos e bebidas. A Feira de Artesanato e Cultura de Itatiaia é realizada mensalmente, com os moradores organizados por meio da Associação Sócio Cultural Os Bem-Te-Vise da Associação de Moradores do Povoado de Itatiaia, mostrando que a comunidade, unida, consegue grandes avanços.

As participantes das oficinas de artesanato promovidas pelos Bem-Te-Vis estão se especializando em retratar, nas peças produzidas, a maior joia de Itatiaia: a Matriz de Santo Antônio, tombada pelo Iphan. O processo do restauro, que se encontra em finalização, revelou pinturas originais e detalhes construtivos que inspiraram a comunidade na produção das peças artesanais. Os traços arquitetônicos e a riqueza das pinturas redescobertas são delicadamente transportados para peças em tecido, que levam Itatiaia para fora dos limites geográficos da localidade.

A comida típica local, em receitas e segredos de família, tempera a Feira de Artesanato e Culinária de Itatiaia com sabores, texturas e odores de dar água na boca. O adro vira o ponto de encontro para degustar delícias, comprar presentes, prosear com os amigos e encantar turistas com as histórias de Itatiaia. A Feira incentiva a economia coletiva e solidária, oferecendo oportunidades de geração de renda e de sustentabilidade para a comunidade, e ainda valoriza o patrimônio e o turismo locais.

Na última edição, em 7 de maio, os alunos do IFMG (campus Ouro Branco) participaram com a programação musical, que animou ainda mais o público presente.

“O sucesso da Feira de Artesanato e Gastronomia é crescente: a cada edição, mais pessoas comparecem para prestigiar nas nossas tradições”, afirma Wilton Fernandes, presidente da Associação Sócio Cultural Os Bem-Te-Vis. A próxima edição da Feira de Artesanato e Gastronomia de Itatiaia será em 03 de junho (domingo), das 21h às 00h.

 

 

Adicionar Comentários

Clique para comentar