Edital Jovens Artistas Mineiros 2017

Dentre as 88 propostas recebidas de todo o Estado, quatro foram selecionadas pelo edital Jovens Artistas Mineiros 2017 e serão expostas no Memorial Minas Gerais Vale além de receber, cada uma, prêmio no valor de R$ 7 mil e a cobertura de custos com transporte das obras dentro do estado, montagem, divulgação e atividades de apoio. De Brasópolis, Adriel Visoto (pintura) está dentre os escolhidos. Carolina Botura (pintura e instalação ), Luiza Nobel (colagens e objetos) e Xikão Xicão (fotografias e instalação), todos de Belo Horizonte, completam a lista. Os selecionados irão apresentar seus trabalhos nas salas de exposição temporária do museu e os trabalhos ficarão disponíveis para apreciação do público por cerca de dois meses cada uma.

O edital é voltado para artistas com até 35 anos, residentes em Minas Gerais, com propostas artísticas inéditas em pintura, desenho, vídeo, instalações e fotografias ou em qualquer outro suporte, formato ou linguagem. Desde o primeiro edital de ocupação do museu, em 2013, o espaço já apresentou 15 exposições contempladas pelo projeto. Ciclo 2013/2014: ‘Entre’, de Carolina Cordeiro; ‘América, sacco e vanzetti, de Ricardo Burgarelli; ‘Guerra dos perdidos’, de Ricardo Burgarelli e Luísa Horta; ‘Enquanto te esperava’, de Camila Otto; ‘O que não é vasto é raso’, de Renata Laguardia; ‘O Livro da dúvida – capítulo 1 – Adentrando o falto’, de Estandelau. Ciclo 2014/2015: ‘Monumento vidraça, monumento ruína’, de Daniel Bilac; ‘Dupla dobra’, de Marina R.B; ‘Cinza Fluorescente, de Walter Gam; ‘Fachada’, de C.L. Salvaro; e ‘Célula/vaga’, de Daniella Domingues. Ciclo 2016/2017:‘No mesmo tempo que crescem as plantas e todas as coisas’, de Efe Godoy; ‘Horizonte – Instabilidade’, de Victor Galvão; ‘Hiato’, de Luiz Eduardo S. Lemos; e Por trás das formas’, de Gilson Rodrigues.

Sobre o Memorial Minas Gerais Vale

O Memorial Minas Gerais Vale integra o Circuito Liberdade e é resultado da parceria entre a Vale, a Fundação Vale e o Governo de Minas; funciona no antigo prédio da Secretaria de Estado da Fazenda, originalmente denominada Secretaria das Finanças no século XIX. O espaço é uma iniciativa que se alinha ao propósito da Fundação Vale de fortalecer as identidades culturais regionais e valorizar a cultura, a memória e o patrimônio histórico nos territórios onde a Vale atua.

MEMORIAL MINAS GERAIS VALE

Endereço: Praça da Liberdade, 640, esq. Gonçalves Dias

Horário de funcionamento: terças, quartas, sextas e sábados, das 10h às 17h30, com permanência até 18h. Quintas, das 10h às 21h30, com permanência até 22h. Domingos, das 10h às 15h30, com permanência até 16h.

http://www.memorialvale.com.br

https://www.facebook.com/memorialvale  

https://www.youtube.com/user/memorialvale