Exposições do Edital de Ocupação de Artes Visuais 2017 da FCS 12/05 a 13/08

 

Em maio a Fundação Clóvis Salgado inaugura as exposições dos artistas selecionados pelo Edital de Ocupação de Artes Visuais da FCS, que chega à 10ª edição em 2017. Estarão expostos no Palácio das Artes trabalhos de Éder Oliveira (Pintura – ou a Fotografia como violência), Isabel Löfgren e Patricia Gouvêa (MãePreta) e Ricardo Burgarelli (PanAméricadsueño).

Os projetos escolhidos colocam em destaque tensões sociais da contemporaneidade em relação à representação social de mestiços na região Norte; o resgate do protagonismo da mulher negra na história do país; e a atual conjuntura sociopolítica do continente americano. “Considerando que a proposta do edital é valorizar a arte contemporânea, as obras acabam por refletir esse momento de tensões sociais que vivemos em nível mundial. É inevitável”, explica Uiara Azevedo, Gerente de Artes Visuais da Fundação Clóvis Salgado.

Iniciativa já consolidada como um evento de destaque no cenário artístico nacional, o Edital de Ocupação de Artes Visuais da FCS busca fomentar a produção artística contemporânea em todo o Brasil. “Temos recebido cada vez mais trabalhos de todo o país. Isso é um reflexo da projeção do edital e do fortalecimento de um de seus principais objetivos: fomentar a produção e circulação de artes visuais no Brasil”, explica Uiara Azevedo.

Como prêmio, os artistas receberam R$4.000,00 (cada), para a montagem das exposições. Os selecionados também contam com apoio da FCS para publicação de catálogo e assessoria de imprensa para divulgação das exposições. Artistas como Adriana Maciel, André Griffo, Bete Esteves, Marcelo Armani, Nydia Negromonte e Ricardo Homen já tiveram seus trabalhos contemplados em edições anteriores do Edital.

Foram convidados para a seleção dos trabalhos Daniel Toledo, pesquisador e crítico em artes visuais; Manoel Macedo, galerista; e Marcos Hill, artista plástico, pesquisador e professor da UFMG.

 

Galeria Genesco Murta – Pintura – ou a Fotografia como violência,

de Éder Oliveira

Galeria Arlinda Corrêa Lima – MãePreta, de Isabel Löfgren e Patricia Gouvêa

Galeria Mari’Stella Tristão – PanAméricadsueño, de Ricardo Burgarelli

Período: 12 de maio a 13 de agosto

Local: Palácio das Artes

Endereço: Av. Afonso Pena, 1537 – Centro

Entrada gratuita

Informações para o público: (31) 3236-7400

 

Adicionar Comentários

Clique para comentar