Projeto colaborativo Centro de Referência da Juventude 11/04 a 09/05

 

A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Fundação Municipal de Cultura, em parceria com o Comitê Gestor do Centro de Referência da Juventude, realiza, em abril e maio de 2017, uma série de ações participativas e integradas junto às juventudes da RMBH para a elaboração colaborativa das diretrizes e do plano de ação do Centro de Referência da Juventude de Belo Horizonte (CRJ). A primeira ação acontece já neste sábado, dia 1º de abril. Toda a programação é gratuita.

PROGRAMAÇÃO

ETAPA 1: #ColaNoCRJ

Objetivos específicos

  • Fomento à mobilização, participação social e pertencimento das juventudes;
  • Promoção do diálogo, abertura e escuta entre indivíduos, grupos, coletivos, sociedade civil e poder público;
  • Coleta de dados sobre a percepção de grupos/amostragens quanto aos eixos CRJ, seus conteúdos e prioridades;
  • Mapeamento do perfil dos beneficiários;

Dia 1º de abril, sábado, das 13h às 18h

Centro de Referência da Juventude –Praça da Estação s/nº, Centro – BH

Inscrições: https://goo.gl/X9ev3H

13h às 14h30 – Okupa – ocupe o CRJ com cartazes, faixas, balões, desenhos, instalações, palavras, imagens, performances com o seu corre, mostrando as lutas das juventudes, o seu movimento e suas causas prioritárias. Haverá oficinas de elaboração de cartazes, lambe-lambe, tipografia e carimbos. A dinâmica das performances deverá ser itinerante e inclusiva. Quer ocupar? Cola com a gente! Cola na parede o seu sonho coletivo para o CRJ!

14h30 às 15h30 – SarauFest – Faça sua voz ser ouvida! Quer dar um recado sobre ou para a juventude? Entre na roda e mande ver, ouvir, cantar e dançar! No SarauFest o combinado é todo mundo caber nesse bang! Chega mais!

15h30 às 17h – Colaboraê – aqui é para se jogar nas rodadas de discussão sobre os eixos educação, cultura/arte, trabalho/renda, qualidade de vida, direitos humanos, redes e parcerias que servirão de diretrizes para o projeto coletivo do CRJ. Qual o seu sonho para as juventudes? Qual tipo de formação/capacitação o CRJ deve oferecer? Arte no CRJ é somente diversão? Quero trabalhar? Com o quê? Isso dá dinheiro? Como anda a sua qualidade de vida? Você sente que precisa atendimento especializado? Você conhece os seus direitos? Eles são respeitados? Construir redes e parcerias com qual objetivo? Isso tudo te interessa?

17h às 18h – Duelo CRJquesonhamos+ Chamada para o #DesembolaCRJ e #Aquário de criação

 

ETAPA 2: #DesembolaCRJ

Objetivos específicos

  • Discussão aprofundada e coleta de dados em foro apropriado para cada um dos tópicos (eixos CRJ, conteúdos e prioridades);
  • Certificação dos profissionais e participantes.

 

Dias 8 e 9 de abril, sábado e domingo, das 9h30 às 12h e das 14h às 18h

Centro de Referência da Juventude – Praça da Estação s/nº, Centro – BH

 

Dia 8, sábado

10h às 12h – Boas vindas e Abertura – contextualização do Seminário dentro da trajetória do CRJ e das políticas públicas para juventudes em BH.

12h às 14h – Almoço

14hàs 18h – GTs Eixos – discussão aprofundada dos eixos CRJ, definição das prioridades a partir das amostragens coletadas no #ColaCRJ. Projeção de resultados para cada eixo, elaboração de ações e projetos que visem alcançar os resultados definidos.

 

Dia 9, domingo

10h às 12h – GTs Eixos – Elaboração de um documento para apresentação dos trabalhos sobre cada eixo.

12h às 14h – Almoço

14h às 18h – Painel – apresentação dos seis GTs: projeções de resultados, ações e projetos.

 

ETAPA 3: #Aquário de Criação CRJ

Objetivos específicos

ü  Elaboração de um Plano de Ação Estratégico a partir dos tópicos discutidos nas fases anteriores, considerando a viabilidade financeira e a aprovação do público beneficiário;

 

De 11 de abril a 9 de maio de 2017

Local: Aquário do CRJ – Praça da Estação s/nº, Centro – BH

 

 

 

 

Adicionar Comentários

Clique para comentar