18ª CineOP – Mostra de Cinema de Ouro Preto 21/06 a 26/06

A CIDADE HISTÓRICA DE OURO PRETO SERÁ A CAPITAL DO CINEMA COM A REALIZAÇÃO DA 18a CINEOP 

Cenário barroco da antiga capital de Minas Gerais será palco para exibição de filmes, debates, oficinas e diversas outras atividades culturais gratuitas, entre os dias 21 a 26 de junho, com a realização da 18a CineOP, que deve atrair cerca de 20  mil pessoas

Ouro Preto, antiga capital de Minas Gerais e um dos destinos mais procurados por turistas do Brasil e do exterior, está prestes a ganhar uma aura de cinema, com a realização da 18ª CineOP – Mostra de Cinema de Ouro Preto, de 21 a 26 de junho de 2023. Idealizada e realizada pela Universo Produção em edições anuais e consecutivas, a CineOP está consolidada no calendário e circuito de mostras e festivais do Brasil como único evento a tratar o cinema como patrimônio e enfocar a preservação, história e educação e reafirma seu propósito de ser um empreendimento audiovisual de reflexão e salvaguarda do rico e vasto patrimônio audiovisual brasileiro em diálogo com a educação e em intercâmbio com o mundo.

A programação é única e imperdível. Reúne todas as manifestações da arte – cinema, artes visuais, literatura, dança, artes cênicas, patrimônio e promete movimentar a charmosa cidade histórica mineira. Está estruturada em três frentes temáticas – preservação, história e educação, cada uma com suas especificidades e com o propósito de colocar em destaque as “Imagens da Música Preta do Brasil, em homenagem, filmes, debates, rodas de conversas, oferecem um ambiente de reflexões urgente e intenso diante das transformações do mundo contemporâneo e globalizado. Mais do que nunca precisamos estar atentos e imbuídos do propósito de salvar as nossas imagens e reconhecer a sua importância como matéria-prima de cidadania.

Exibições de filmes em pré-estreias nacionais e retrospectivas, homenagens, debates, oficinas, sessões Cine-Escola, mostrinha de cinema, exposições, cortejo, shows musicais e atrações artísticas e, ainda, a realização do 18º Encontro Nacional de Arquivos e Acervos Audiovisuais Brasileiros e do Encontro da Educação: XV Fórum da Rede KinoRede Latino-Americana de Educação, Cinema e Audiovisual ocupam o cenário da histórica Ouro Preto, na Praça Tiradentes e no Centro de Artes e Convenções. Toda programação é oferecida gratuitamente para um público estimado em mais de 20 mil pessoas.

Em sua 18ª edição, a CINEOP reafirma o compromisso de promover ações que beneficiam diretamente as comunidades de Ouro Preto. Destacamos  o programa CINE-EXPRESSÃO – A ESCOLA VAI AO CINEMA que realiza sessões cine-escola, cine-debates e oficinas para atender a demanda de mais de 2.000 estudantes e educadores da rede pública de ensino. 

A programação completa será divulgada em breve, no site www.cineop.com.br

Acompanhe o programa Cinema Sem Fronteiras 2023.

Participe da Campanha #EufaçoaMostra

Na Web: www.cineop.com.br / www.universoproducao.com.br

No Instagram: @universoproducao

No YouTube: Universo Produção

No Twitter: @universoprod

No Facebook: cineop / universoproducao

No LinkedIn: universo-produção

18ª CINEOP – MOSTRA DE CINEMA DE OURO PRETO
21 a 26 de junho de 2023 | Presencial e Online 

WWW.CINEOP.COM.BR


LEI FEDERAL DE INCENTIVO À CULTURA

Patrocínio Máster: Instituto Cultural Vale
Parceria Cultural: Universidade Federal de Ouro Preto, Sistema Fecomércio MG Sesc  Senac Sindicatos Empresariais, Prefeitura de Ouro Preto e Instituto Universo Cultural
Idealização e realização: Universo Produção
MINISTÉRIO DA CULTURA/GOVERNO FEDERAL/ UNIÃO E RECONSTRUÇÃO