15ª Mostra Udigrudi Mundial de Animação na Fachada Digital 05/12 a 23/12

Na sua 15ª edição, a Mostra Udigrudi Mundial de Animação (MUMIA) segue com o intuito de alcançar novos públicos e mostrar a força do cinema de animação, ainda pouco desbravado pelos brasileiros. O estilo pode ir além das produções infantis, mais famosas no circuito comercial, o que será mostrado a partir da próxima terça-feira, 05 de dezembro, na Fachada Digital.

No quarto ano de parceria com o festival, o Espaço exibirá curtas-metragens que têm Belo Horizonte como tema ou contexto. A programação integra as atividades especiais preparadas pelo museu para celebrar os 120 anos da capital mineira.

A MUMIA é considerada a segunda maior mostra dedicada à animação no Brasil. Serão projetados 11 curtas de diferentes gêneros na Fachada Digital. As produções são todas brasileiras, das décadas de 1990, 2000 e 2010. Os filmes serão exibidos nos dias 05, 07, 09, 10, 16, 19 e 23 de dezembro, sempre às 20h.

O coordenador do Núcleo de Audiovisual do Espaço, Maurício Gino, e o coordenador da MUMIA, Sávio Leite, assinam a curadoria da exposição na Fachada.

Programação

Os Pipichadores
Direção: Luiz Rugani, Maurício Gino e Sérgio Vilaça
Ano: 1997
Duração: 5 minutos
Sinopse: Após se contaminarem, três garotos adquirem poderes estranhos e começam a destruir monumentos importantes da cidade, até que terminam como parte de uma homenagem ao centenário de Belo Horizonte. 

Castelos de Vento
Direção: Tania Anaya
Ano: 1998
Duração: 8 minutos
Sinopse: Destruir casas e arrastar pessoas pode ser obra do vento ou do amor.

100 anos de cinema, 100 anos de BH
Direção: Tania Anaya
Ano: 1995
Duração: 30 segundos
Sinopse: Vinheta comemorativa do centenário do cinema e da fundação da cidade de BH. Uma homenagem a salas de cinema extintas: Acaiaca, Brasil, Pathê, Palladium, Jacques e Cine Imaginário.

Velocidade
Direção: Dedé e Leléu
Ano: 2001
Duração: 5 minutos
Sinopse: Um gato cruza uma cidade noturna.

2004
Direção: Edgard Paiva
Ano: 2011
Duração: 6 minutos
Sinopse: Um jovem desenha as pessoas que passam na rua enquanto espera o ônibus para mais um dia de trabalho. Sua vida é transformada depois que descobre o reflexo de uma linda mulher ao seu lado.

Involução
Direção: Marcelo Tannure
Ano: 2011
Duração: 10 minutos
Sinopse: Qual é o preço que devemos pagar pelo consumo descontrolado no planeta? O preço é alto demais.

O Vento
Diretor: Sávio Leite
Ano: 2004
Duração: 9 minutos
Sinopse: Em um tradicional bairro de Belo Horizonte, o vento vai passando e atrapalhando a vida dos moradores, até o momento em que ele resolve aprontar com o sacristão da igreja. Embora o vento seja uma força sobrenatural e faça de tudo para infernizá-lo, o homem conta com uma ajuda divina.

O homem e a cidade
Direção: David Lucas, Fernanda Mamede, Isadora Chaves, Teiciany Fontes
Duração: 1 minuto
Ano: 2015
Sinopse: Filme trabalha com formas alternativas de animação e mistura o pixelation a uma animação feita com grãos, que se assemelham à purpurina.

Obrigado pelo peixe
Direção: Nicolas Maia e Rayanne do Nascimento
Ano: 2017
Duração: 2 minutos
Sinopse: Uma pesca na Lagoa da Pampulha dá início a uma caçada pela cidade. Os personagens atravessam portas que aparecem inusitadamente na rua e dão acesso a vários locais de Belo Horizonte.

Nas Ruas do Padre Eustáquio
Direção: Carlos Falci e Tina Horta
Ano: 2017
Sinopse: Criação de memória sobre espaços urbanos a partir da relação entre cinema de animação e mídias locativas.

Dilúvio
Direção: Magda Rezende
Ano: 2002
Duração: 10 minutos
Sinopse: Breve história de um homem que, durante uma tempestade, assiste a um filme sobre a passagem bíblica do dilúvio.

Espaço do Conhecimento UFMG estimula a construção de um olhar crítico acerca da produção de saberes. Sua programação diversificada inclui exposições, cursos, oficinas e debates. Integrante do Circuito Liberdade, o museu é fruto da parceria entre a UFMG e o Governo de Minas. O Espaço está subordinado à Diretoria de Ação Cultural (DAC) da universidade, é amparado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura e conta com patrocínio da Unimed-BH e do Instituto Unimed-BH.

Quando: 05, 07, 09 e 10, 16, 19 e 23 de dezembro, às 20h
Onde: Fachada Digital Espaço do Conhecimento UFMG – Praça da Liberdade, 700, Funcionários, BH

Patrocinado